Vacinação

Campanha atinge mais de 65% de cobertura contra paralisia infantil

Neste sábado (22) haverá nova mobilização pela vacinação contra a doença em ITZ.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Crianças até 5 anos devem tomar a vacina contra a poliomielite.
Crianças até 5 anos devem tomar a vacina contra a poliomielite. (Divulgação / Ascom)

IMPERATRIZ - A menos de 20 dias do início da campanha, já foram vacinadas 12.116 crianças entre 6 meses de vida e menores de 5 anos de idade. A meta é aplicar 19.425 doses em Imperatriz.

“Isso representa 68.29% da nossa meta de cobertura vacinal contra poliomielite”, explica Socorro Ribeiro coordenadora do programa de imunização.

Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, a eficácia na distribuição das doses, se deve à logística adotada para divulgar e aplicar as vacinas.

“Na campanha deste ano, além de atendimento diário em todas as Unidades Básicas de Saúde, nós estamos disponibilizando para a população imperatrizense dois dias de mobilização especial ofertando aplicações no sábado, das 8h às 17h”, frisa.

Dia 8 de novembro foi o primeiro dia da mobilização especial conhecida como dia D da campanha. Neste sábado (22) a campanha será intensificada como nova mobilização em mais de 40 postos de vacinação, escolas e pontos estratégicos da cidade que facilitem o acesso da comunidade às vacinas contra poliomielite e sarampo.

Socorro Ribeiro ressalta que a campanha vai se concentrar a partir de agora na imunização contra o sarampo, tendo em vista que a cobertura vacinal da poliomielite já está em fase conclusiva.

“Então convidamos a comunidade a se fazer presente nos nossos locais de aplicação tanto durante a semana quanto no dia D, para que possamos ampliar nossa cobertura e manter alta nossa imunidade contra o vírus do sarampo", disse.

A coordenadora alerta ainda que a população deve ficar atenta pois a campanha encerrará dia 28, restando após o dia D, apenas 5 dias de aplicação das vacinas.

“É bom que todos se antecipem para não perder o prazo e deixar de imunizar seus filhos”, adverte Socorro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.