Debate

Senado discute financiamento de manifestações culturais negras

O debate ocorrerá na tarde desta terça-feira (18).

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

BRASIL - A Comissão de Cultura discute, na tarde desta terça-feira (18), o financiamento da política destinada ao incentivo à cultura e às artes negras em suas variadas linguagens, como teatro, música, dança, cinema, fotografia, artes visuais, artes plásticas e literatura.

O debate foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e outros deputados. De acordo com ela, a cultura negra está impregnada em todo o universo de produção cultural brasileira, como matriz ou como elemento gerador de novos produtos culturais. “O combate ao racismo e à discriminação racial passa necessariamente pela questão cultural”, afirma.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acrescenta que “ações afirmativas nas áreas de comunicação e cultura têm, portanto, o papel de desconstruir a ideologia racista, atuando sobre aspectos simbólicos e valores sociais, em sinergia com as ações que atuam na esfera econômica e educacional”.

Foram convidados:

- a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros;

- a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg;

- o representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Luiz Carlos Menezes Dantas;

- presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Santos Almeida; cantor Lazzo Matumbi;

- o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Paulino Cardoso; e

- representante do Ministério Público da União.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.