Banco de Leite

Banco de leite faz aniversário e precisa de doações

Coquetel foi oferecido nesta terça-feira (18).

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
O Banco de Leite fez treze anos de fundação.
O Banco de Leite fez treze anos de fundação. (undefined)

IMPERATRIZ - O Banco de Leite do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI), completou na última quinta-feira (13), treze anos de fundação. Como parte da programação de aniversário, um coquetel foi oferecido na manhã desta terça-feira(18), para as mães doadores, e funcionários da unidade.

O regional recebe diariamente pacientes de vários municípios da Região Tocantina. Com o aumento de internações nas UTIs neonatal, a coordenadora do banco de leite, Fabiana Galeno, ressalta a importância das doações.

“Não poderíamos deixar uma data tão importante passar em branco. Hoje, comemoramos o aniversário do banco de leite. Aproveitamos para convidar as mães para serem doadoras, temos uma demanda , e o leite materno é fundamental para estes bebês”, diz.

Segundo Fabiana Galeno existem atualmente 37 doadoras ativas no banco de leite e cerca de 40 recém-nascidos (RN), internados nas nas UTIs neonatal.

“A demanda é grande, dos 40 RN internados nas UTIs, apenas 12 estão recebendo o leite materno. Infelizmente não temos doadoras suficientes para suprir a necessidade”, lamenta a coordenadora.

Em relação as mulheres que podem tornar-se doadoras, a coordenadora explica que basta ser mãe e ter leite suficiente.

“A mulher que seja mãe e tenha leite em excesso, pode ser doadora. Até porque quanto mais se tira o leite mais se tem”, explica Fabiana Galeno.

Doação

Para se tornar uma doadora, a mãe deve ter leite nas mamas em excesso e estar saudável. Por isso, antes da doação, a equipe realiza diversos exames como a futura doadora, como sorologia de HIV, Hepatite B, Sífilis e Hemograma.

Visita Domiciliar

O Hospital disponibiliza uma equipe para ir até a casa das mulheres que quiserem ser doadoras para realizar a coleta dos exames solicitados na ficha de cadastro. As mães recebem um treinamento e é fornecido o material para a coleta do leite, que é recolhido pela equipe, também, na residência da doadora.

Mais informações pelo telefone: (99) 3525-4518

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.