Novembro Azul

Campanha visa diminuir gastos com doenças crônicas

As ações buscam conscientizar os homens por meio da necessidade de prevenção.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Novembro Azul buscam conscientizar os homens sobre a necessidade de prevenção.
Novembro Azul buscam conscientizar os homens sobre a necessidade de prevenção. (Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - A última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) mostrou que os homens brasileiros morrem mais cedo que as mulheres. Além da violência, as doenças relacionadas a homem tem sido determinante para essa estatística. Mas as ações realizadas durante o Novembro Azul buscam conscientizar os homens por meio da necessidade de prevenção.

O urologista Waldir Lage conta que a maior demanda no consultório de urologia é relacionada à próstata. Em seguida vem o cálculo renal, as doenças sexualmente transmissíveis, infecções urinárias e a varicocele. “Esta última pode até ocasionar impactos na fertilidade do paciente”, afirma.

O coordenador de saúde do homem, Felipe Hans, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde contempla mais de mil consultas mensais. “Hoje, temos vários médicos urologistas que fazem todo o atendimento necessário. Os pacientes são agendados e atendidos no ambulatório de especialidades dos três poderes”.

Felipe diz que os gastos com as doenças crônicas é muito alto e a curva de envelhecimento para os próximos anos é muito grande, por isso é importante a prevenção.

E é se prevenindo que o operário Jorge Barbosa Gomes, 58 anos, pretende ficar longe das doenças relacionadas ao homem. Ele realiza o exame de próstata pela primeira vez e diz que sua coragem prova que o preconceito na hora de fazer o exame de toque tem se desmistificado. “Além de ser um exame de rotina, eu sei que isso vem diminuindo bastante o número de pacientes com câncer de próstata”, relata.

Campanha

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada em diversos países. Seu objetivo é tratar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e Dia Internacional do Homem, 17 e 19 de Novembro, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.