Alfabetização

Escolas municipais são avaliadas pelo MEC

Em Imperatriz, 3.685 alunos de 90 escolas da rede municipal de ensino participam da avaliação.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
A ANAé aplicada anualmente para avaliar a qualidade, equidade e eficiência na alfabetização.
A ANAé aplicada anualmente para avaliar a qualidade, equidade e eficiência na alfabetização. (Divulgação / Ascom)

IMPERATRIZ - Entre os dias 17 e 28 de novembro, será aplicada em 5.515 municípios brasileiros, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que é uma das ações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação (MEC).

No Maranhão, todos os 217 municípios participarão, com a aplicação de provas para 97.840 alunos, de 3.613 escolas públicas estaduais e municipais. Em Imperatriz, 3.685 alunos de 90 escolas da rede municipal de ensino participam da avaliação.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, explica o objetivo de se avaliar a alfabetização. “A avaliação segue uma das premissas do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que, em Imperatriz, foi lançado em abril de 2013, como um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental”.

A Avaliação Nacional da Alfabetização surgiu em 2013 e é aplicada anualmente com o objetivo de avaliar a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.Durante a avaliação, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Leitura e Matemática para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e serão reunidas informações sistemáticas sobre as unidades escolares como: infraestrutura das instituições, formação dos professores, gestão das escolas e organização do trabalho pedagógico. [Luana Barros- ASCOM]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.