Educação

IV Seali: minicurso discute produção de sucos de frutas

O evento é uma oportunidade de conhecimentos científicos e tecnológicos da área de engenharia de alimentos

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
A ação faz parte da Semana de Engenharia de Alimentos.
A ação faz parte da Semana de Engenharia de Alimentos. (Divulgação/Ascom)

IMPERATRIZ – Promovida pelos acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, a IV Semana de Engenharia de Alimentos (Seali) tem discutido temas relevantes à qualificação dos estudantes. Dentre os minicursos oferecidos, o destaque é o de 'Novas tecnologias na produção de sucos de frutas'.

O minicurso teve uma introdução teórica, em que a professora Virlane Hunaldo explanou sobre as novas formas de fabricação de sucos, destacando os métodos de aquecimento ôhmico, ultra pressão, pulsagem elétrica, membrana filtrante e processamento asséptico.

A professora frisou que as novas tecnologias ou tecnologias emergentes, têm sido estudadas para substituir ou complementar as alternativas convencionais no processamento de alimentos, visando sempre satisfazer o consumidor.

Em laboratório, foram desenvolvidas atividades que buscaram nortear o aluno no conceito de novas práticas da fabricação do suco de frutas. A professora Virlane ressalta a importância desta atividade para os futuros engenheiros de alimentos.

“É um tema atual, novo, promissor, que chama a atenção dos alunos e da comunidade científica em si, auxiliando para uma melhor construção de aprendizado”, considera.

Já na parte prática do minicurso, os alunos produziram dois tipos de néctar: um néctar misto de manga e cajá pasteurizado pelo método do Rotfil e um néctar misto de manga e cajá, sendo adicionado farinha de chia e de linhaça dourada, para dar um aspecto mais funcional ao produto.

AutoCAD

Outro minicurso realizado durante a Seali foi o de 'AutoCAD', ministrado pelo professor Daniel Duarte de Costa, na Sala de Desenho Técnico.

Segundo o professor, a utilização do AutoCAD é uma ferramenta universal para todo engenheiro, seja ele nas mais diferentes ênfases. “Todo engenheiro tem que estar apto a desenhar e ler projetos. O AutoCAD é uma excelente ferramenta para a realização destes projetos e os alunos estão empolgados com essa atividade extra”, enfatiza o professor.

Iniciada na última segunda-feira (10), a IV Semana de Engenharia de Alimentos é promovida pelos acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST) e será encerrada neste sábado (15).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.