Semana da Consciência Negra

Semana Nacional da Consciência Negra ocorre em ITZ

O objetivo é discutir as desigualdades sócio-raciais e políticas de ações afirmativas

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Doralice Costa, presidente do CCNC Negro Cosme ladeada por integrantes do movimento negro.
Doralice Costa, presidente do CCNC Negro Cosme ladeada por integrantes do movimento negro. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - A XIV Semana Nacional da Consciência Negra será realizada entre os dias 13 e 20 de novembro, em instituições de ensino de Imperatriz.

O evento é promovido por militantes do Centro de Consciência Negra Negro Cosme (CCNNC) e pela Coordenação de Educação de Igualdade Racial (Ceiri). O tema deste ano é “Brasil: desigualdades sócio-raciais e políticas de ações afirmativas.

“Neste ano politico, optamos por estar discutindo as desigualdades existentes no Brasil e as políticas de ações afirmativas, que já existem, e a necessidade de mais políticas para corrigir estas distorções”, explica a presidente do CCNNC.
Programação

A programação ocorre todos os dias em locais diferentes. A abertura seráe nesta quinta-feira (13) às 9h na escola Edison Lobão, no Parque Anhanguera.

Na sexta-feira (14) a semana programação continua na escola Caminho do Futuro, na Vila Nova. Depois, retorna, na segunda-feira, com palestra na escola nascimento de Moraes.

No dia 18 às 9h, haverá palestra com o tema “Consciência negra e direitos políticos” com o professor Dr. João Batista de Jesus Félix. Ele é doutor em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e militante da Associação Fala Negão da Zona Leste paulistana.

De acordo com a presidente do CCNNC, Doralice Mota, a grande culminância será a exposição afro-brasileira, no dia 20 de novembro na Praça da Cultura.


Dia "D"


Nacional da Consciência Negra O dia 20 de novembro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.