Novembro Azul

Médicos voluntários informam sobre o câncer de próstata

As palestras serão em locais de trabalho e iniciam-se nesta quarta-feira.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Mais informação e menos preconceito esta é a missão de alguns médicos voluntários de Imperatriz neste período que é marcado pela campanha Novembro Azul. Diversas programações fazem parte do mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para alertar a população masculina sobre os riscos da doença, especialistas de uma clínica da cidade vão percorrer alguns locais de trabalho com grande frequência de homens. Estão previstas palestras no Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (12), com o médico Ricardo Nakamura. No período da tarde, a partir das 14h, homens do Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) participam da palestra com o médico Emanuel Santos. A programação será realizada, também, nas empresas Cemar, Vale, Suzano e SeSi.

Sobre a doença

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Já no Maranhão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o fim deste ano, novecentos novos casos da doença devem ser diagnosticados no Estado.

Está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Orientação

A escolha deste mês é justificada pelo fato de em 17 de novembro se comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens, a partir de 50 anos, procurem o urologista. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o especialista a partir dos 45 anos.

Veja a programação

Sexta-feira (14), às 15h - Cemar – médico Marcelo Mota

Quinta-feira (20), às 14h - Vale (Açailândia) - médico Ricardo Nakamura

Sexta-feira (21), às 10h - Suzano – Médico Ricardo Nakamura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.