Engenharia de alimentos

Semana do Engenheiro de Alimentos: curso aberto de brassagem

Brassagem é o cozimento do malte para extração dos açúcares necessários à fermentação da cerveja.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ - A IV Semana do Engenheiro de Alimentos (Seali) promovida por acadêmicos do curso, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), busca debater as novas diretrizes e a relação dos ingredientes e aditivos nos alimentos, com o objetivo do evento é fortalecer a formação pessoal e possibilitar a interação entre os estudantes, profissionais da área e o mercado.

Todas as atividades do evento serão realizadas no Campus Avançado do Bom Jesus, nos dias 10 à 15 de novembro, com exceção das visitas técnicas. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (6), na UFMA e na internet, seguem abertas até sábado (8).

Na programação serão ofertados minicursos e palestras que englobam as áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição.

Entre os minicursos está o de Brassagem Aberta, que é o cozimento do malte para extração dos açúcares necessários à fermentação da cerveja.

 É necessário o controle da temperatura do cozimento, visando uma melhor extração dos açúcares do malte. (Foto: Reprodução/Internet)
É necessário o controle da temperatura do cozimento, visando uma melhor extração dos açúcares do malte. (Foto: Reprodução/Internet)

Diretrizes Alimentares para a Prevenção do Câncer e Novas Tecnologias na Produção de Suco de Frutas são outros destaques.

As mudanças que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem promovendo na legislação sobre uso de ingredientes e aditivos nos processos de produção de alimentos e como isso impacta no produto final entregue ao consumidor serão discutidas. A palestra Desafios para a Promoção da Alimentação e seu Impacto nas Características Sensoriais vai abordar o tema.

Para promover a sustentabilidade ambiental, todo lixo gerado nos dias do evento será coletado e reciclado. O valor obtido com a venda desse material será abatido na conta de energia elétrica de uma instituição da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.