Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Ensino médio: professores participam de capacitação em ITZ

Na URE de Imperatriz são 35 escolas e mais de 21 mil alunos.

Imirante Imperatriz, com informações da asssoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o objetivo promover a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio da rede pública, são realizadas, em Imperatriz, atividades referentes ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Sediada na Unidade Regional de Educação (URE), a programação segue até esta sexta-feira (31) e conta com debates referentes ao sistema educacional e com propostas para uma nova abordagem do ensino médio na sala de aula.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação do governo federal em parceria com as secretarias estaduais de todo o Brasil. No Estado, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a responsável pela coordenação do processo de formação.

Durante três dias de programação, as formadoras regionais do Ministério da Educação (MEC), Aurenir Terto e Leila Lopes Pereira, são as responsáveis pela capacitação de 55 orientadores de estudo.

“O professor não é obrigado a participar desta formação. Mas temos um número bem expressivo nessa regional, mais de 1.300 professores aderiram ao pacto regional de Imperatriz e isso nos deixa muito feliz”, afirma Leila Lopes.

A formação dos professores tem um prazo de dez meses divididos em duas etapas, conforme explica Aurenir. “A primeira parte tem um âmbito pedagógico maior, para que nós possamos entender todo o processo histórico e qual é o redesenho curricular que o Estado está propondo. E a segunda etapa é por áreas de conhecimento, sendo cinco meses cada”.

Com o pacto, além da valorização da formação continuada de docentes, deve haver um redesenho curricular dentro das escolas com uma perspectiva da formação humana integral, que tem o trabalho como princípio educativo, e a pesquisa como princípio pedagógico, segundo Aurenir.

A capacitação é realizada no Maranhão por 27 formadores regionais, responsáveis pela formação de mais de 700 professores que, posteriormente, capacitarão 14 mil profissionais da rede estadual de ensino. A URE de Imperatriz é composta por 14 municípios da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.