Câncer

MA deve registrar mais de 800 casos de câncer de colo uterino

De acordo com o médico, são vários os fatores de risco para este tipo de câncer.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – O Maranhão deve fechar 2014 com o registro de 880 mulheres com câncer de colo uterino, segundo estima o radioterapeuta Ricardo Nakamura. “Este, que seria o segundo tipo de tumor mais frequente entre mulheres, tem o maior número de ocorrências no Maranhão”, completa o especialista.

De acordo com o médico, são vários os fatores de risco para este tipo de câncer. Entre os mais comuns estão: início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, histórico familiar, tabagismo, o vírus do papiloma humano (HPV) e baixa imunidade.

“É importante frisar que esta doença pode ser prevenida. Para isso, as mulheres precisam realizar periodicamente o exame preventivo (conhecido como Papanicolau)”, afirma Nakamura.

Outubro Rosa

Durante todo o este mês, diversas ações foram realizadas em Imperatriz sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. As mulheres também foram informadas sobre outros tipos de câncer.

As palestras foram realizadas na zona rural de Imperatriz, Unidades Básicas de Saúde, INSS, Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (Upri), escolas e faculdades.

A campanha foi desenvolvida pela Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Oncoradium e Hospital São Rafael.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.