Saúde

Imperatriz tem motivos para comemorar Dia Mundial Contra Pólio

Não existe casos de paralisia infantil há mais de 16 anos.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Divulgação Internet)

IMPERATRIZ – Nesta sexta-feira (24), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, data que pode ser lembrada em Imperatriz. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na cidade houve a erradicação da doença. Há mais de 16 anos Imperatriz não registra nenhum caso de poliomielite.

Todos os anos a Semus realiza a campanha de vacinação para a imunização das crianças com idade entre seis meses à cinco anos no período de julho e agosto. Porém, neste ano, em virtude da Copa do Mundo, o período de vacinação ocorrerá no mês de novembro, previsto para iniciar no dia 8.


A Semus tem como objetivo continuar a imunizar todas as crianças, mantendo a poliomielite longe da população de Imperatriz.

A doença
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil é uma doença transmitida por meio de um vírus. Ele entra pela boca, se multiplica no intestino que invade o sistema nervoso, podendo causar paralisia total em questão de horas.

Dados

Segundo dados da Organização das Nações Unidas no Brasil (Onu), desde 1988, o número de casos da doença no mundo foram reduzidos em 99%. Os únicos países que ainda possuem grande incidência da doença são Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.