Tempo

Imperatriz tem chuva de granizo nesta sexta-feira

O fenômeno foi percebido na região do grande Bacuri, onde a chuva foi mais forte.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ – Na tarde desta sexta-feira (17), durante uma chuva rápida em Imperatriz, para a surpresa de muitos moradores foi registrada queda de granizo na cidade. O internauta Fernando Costa filmou, com o celular, o momento da chuva de granizo no Parque Anhanguera. O fenômeno foi percebido na região do grande Bacuri, onde a chuva foi mais forte.

Segundo o geógrafo e professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) José Deoclides, a queda de granizo acontece quando há alternâncias de temperaturas. O vapor que sobre para formar a chuva, passa por uma região na alta atmosfera com temperatura abaixo de 0 ºC e condensa, formando o granizo.

“O granizo se forma em grandes nuvens de tempestade, particularmente naquelas com correntes intensas, com muita água em estado líquido e onde tem uma camada de ar com temperatura abaixo de 0°C. O granizo começa como gotas de água e com a temperatura abaixo de zero, a água se condensa”, disse o geógrafo.

Ainda segundo o professor, geralmente as chuvas de granizo são acompanhadas com ventos fortes, o que pode causar prejuízos para a população como quebra de telhados. Em áreas de plantações também podem ocasionar grandes prejuízos. Na cidade não houve registros de danos em residêncidas.

“Nas regiões Norte e Nordeste essas chuvas não são tão comuns porque não tem essa alternância de temperaturas, geralmente, durante todo o ano as temperaturas são as mesmas. Além disso, as massas de ar do polo Sul chegam aqui sem forças. No Sul e Sudeste esse fenômeno é mais comum porque tem muita alternância de temperatura”, destaca José Deoclides.

Veja o vídeo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.