Imperatriz

Começa, hoje, a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Tocantina

A programação conta com palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Fapema)

IMPERATRIZ – Começa, hoje (17,) a primeira Feira de Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento da Região Tocantina, evento que faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A programação conta com palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos. O evento é aberto ao público e ocorre no pátio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), até o sábado (18).

O público-alvo são estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, além das pessoas que tenham interesse em inovação, ciência e tecnologia. A entrada para visitas é gratuita, não havendo necessidade de inscrição. Durante a feira, também serão expostos os trabalhos de iniciação científica de alunos imperatrizenses premiados em eventos.

O evento pretende mostrar como as atividades de ciência e tecnologia podem ser executadas no dia a dia e de que forma elas contribuem para o desenvolvimento do país nas mais diversas áreas.

As atividades começam às 8h com a solenidade de abertura. Em seguida, às 9h, será realizada a mesa-redonda sobre “Ciência e Tecnologia: participação das instituições de ensino superior”.

Na parte da tarde, haverá, simultaneamente, uma palestra com um representante da Fapema para discutir o fomento à ciência e tecnologia no Maranhão, uma mesa-redonda sobre tecnologia na educação básica e uma mostra de trabalhos científicos.

No sábado (18), a programação inicia-se às 9h com o debate sobre ciência, tecnologia e empreendedorismo. Às 10h40, começa a mesa-redonda “Ciência, tecnologia, inovação e extensão”, mediada por professores da UFMA. Também haverá palestras transmitidas diretamente de São Luís com temas relacionados ao evento.

A feira é realizada pela Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Associação Comercial e Industrial (ACII), além de universidades e faculdades particulares de cidade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre em todo o país entre os dias 13 e 19 e outubro. O tema deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

O evento é realizado desde 2004. No ano passado, foram mais de 33 mil atividades em 742 cidades brasileiras com a participação de 1.098 instituições ligadas à ciência e à tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.