Santa Tereza 2014

Dia de Santa Teresa é retratado em livro

Rosana Barros registrou, com fotos, três edições do festejo.
Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz15/10/2014 às 08h05

IMPERATRIZ - O dia da padroeira de Imperatriz - 15 de outubro - é tão importante para a comunidade que a jornalista, fotógrafa e historiadora, Rosana Barros resolveu documentar. Ela acompanhou o dia de Santa Teresa por três anos seguidos( 2010,2011 e 2012), registrando os momentos mais vívidos de amor e gratidão que permeiam os olhares e expressões dos católicos durante as missas e procissões de 15 de novembro.

O livro chamado “Santa Tereza D’Ávila – Procissão em fotografias da padroeira de Imperatriz do Maranhão”, retrata a fé e a emoção dos devotos.

Jornalista e historiadora Rosana Barros documentou o festejo de Santa Teresa para o livro, que foi seu Trabalho de Conclusãode Curso (TCC) referente ao Curso de Jornnalismo da UFMA.(Foto: João Rodrigues /Imirante Imperatriz)


“A parte mais interessante do meu trabalho foi registrar como os fiéis se dedicam à Santa Teresa, o quanto eles choram só de tocar na imagem. O meu enfoque foi justamente esse: pegar a representação da fé das pessoas em relação à ela. É um evento muito bonito, foi gratificante”, relata a fotógrafa.

Segundo Rosana, ela escolheu esse evento para documentar, pois sentia falta de registros históricos de um evento dessa magnitude, um dos mais importantes da cidade.

A imagem da Santa que se encontra na igreja de Santa Teresa D’Ávila é a mesma trazida por Manoel Procópio, de acordo com o historiador Adalberto Franklin. Há mais de 150 anos ela é preservada como ícone religioso dos ensinamentos que acompanham a história de Teresa de Jesus por quase cinco séculos.

No mês de outubro, a igreja de Santa Teresa fica repleta de flores coloridas. A fé católica se renova durante o dia 15, que comemora a canonização da padroeira. A programação reúne milhares de fiéis que, desde às 8h, pagam promessas e acompanham a santa até o encerramento da missa final, às 22h.

Alguns fiéis devotos de Santa Tereza D’Ávila aproveitam procissão para pagar suas promessas.(Foto: Diana Cardoso/Imirante Imperatriz)



“Creio que essa seja uma das partes mais emocionantes do evento. As pessoas já estão cansadas, mas fazem uma extensa fila para tocar a santa pela última vez”, descreve Rosana.

Programação - A programação do dia 15 de outubro começa às 7h30 com a missa dos professores, depois o translado da santa até o Náutico Clube, haverá uma pausa para o almoço, segue com a procissão fluvial, logo após acontece a procissão terrestre e a missa final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.