Criança e adolescente

Conselho tutelar tem melhorias após greve em ITZ

Entre os avanços está o reajuste salarial dos conselheiros.

Letícia Sekitani/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ - Após a greve, Conselho Tutelar (CT) consegue melhorar os salários e a estrutura para atender às crianças e adolescentes. Houve um aumento significativo do salário dos conselheiros tutelares.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ariston de França, os conselheiros tutelares foram os únicos servidores municipais que conseguiram aumento salarial nesse ano. “Chegamos a um desfecho muito satisfatório para as duas partes”, afirma o presidente.

O Conselho Tutelar de Imperatriz recebeu dois carros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que vai ser distribuído a todos os Conselhos Tutelares do país até 2015. Esses automóveis fazem parte de um kit composto por computadores, impressoras e bebedouros.

A estrutura física, assim como a mobília, foi consertada pelo município e graças as doações de instituições como a Procuradoria Federal do Trabalho.

Uma das discussões atuais do CMDCA é a possibilidade de implementação de um terceiro Conselho Tutelar em Imperatriz.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) recomenda um CT a cada 100 mil habitantes, mas apesar de Imperatriz possuir pouco mais de 250 mil habitantes segundo o último Censo de IBGE, é uma cidade polo, na qual toda a região procura atendimento. O próximo passo é negociar a implantação dessa terceira unidade com a prefeitura até 2015. Essa expansão também vai gerar mais empregos no setor.

As políticas públicas para crianças e adolescentes também foram aprimoradas. Um recurso de 500 mil reais foi aprovado para o Fundo da Infância e Adolescência, que visa ensinar arte, cidadania, fazer um trabalho de prevenção às drogas e atender adolescentes usuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.