Desenvolvimento Agrário

MA: assentados recebem créditos para investimento na produção

Os recursos serão aplicados para a produção de alimentos, onde vivem 406 famílias de trabalhadores rurais.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Trabalhadores rurais assentados pelo Incra no Maranhão foram beneficiados com o acesso aos créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na modalidade “A”, para investimento nas suas atividades produtivas e agropecuárias.

Para que isso fosse possível, os assentados assinaram, recentemente, 109 contratos do Pronaf-A no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que vai operacionalizar os créditos. Cada assentado vai receber o valor R$ 21.500 para investimento na produção do seu lote, totalizando a contratação de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões em crédito do Pronaf-A.

Os recursos serão aplicados para a produção de alimentos no assentamento Coceira/Nova Alegria, que possui uma área de 15.421 hectares, onde residem 406 famílias de trabalhadores rurais.

Orielton Chaves de Sousa, 30 anos, é assentado desde de 2008. Pela primeira vez é beneficiado com uma linha do crédito do Pronaf e já sabe em que vai aplicá-lo. “Vou investir em campo agrícola, pecuária e no plantio de mandioca”, afirmou.

Acesso ao Crédito

Os primeiros passos para que os assentados tivessem acesso ao Pronaf foram desenvolvidos pela Unidade Avançada do Incra em Barra do Corda (MA), que promoveu a atualização cadastral dos assentados junto ao Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), a vistoria na área, legitimação e emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs), documento necessário para acesso ao crédito.

“Essa linha de crédito além dos benefícios que traz para as famílias dos trabalhadores rurais, também desenvolve muito rapidamente o assentamento. Daí o esforço da Unidade para que os assentados pudessem acessá-la”, destacou o chefe da Unidade, Domingos Augusto Carvalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.