Formação

Seripa ministra palestra sobre acidentes aéreos

A formação é para toda equipe aeroportuária de ITZ.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Jeferson Sousa/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos(Seripa), sediada em Belém (PA), em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), vem realizando no Aeroporto de Imperatriz Renato Cortez Moreira, desde essa terça-feira (30), até esta quinta-feira (2º), um seminário de segurança de voo e prevenção em acidentes aeroviários.

A formação que é direcionado para toda a equipe e empresas terceirizadas que atuam nas atividades aéreas, no aeroporto, entre eles a equipe de bombeiros do 3º Grupamento dos Bombeiros Militar (3º GBM).

Segundo o gestor de segurança operacional no aeroporto de Imperatriz, Francisco das Chagas Sousa, a formação está sendo realizada por equipe de quatro tenentes, capitão de Belém. E tem como objetivo prevenir acidentes. “Cerca de 95% dos acidentes aéreos acontecem são por falhas humanas. Este ciclo de palestras é importante porque trata-se da prevenção de acidentes”, afirma.

O segundo tenente do Corpo de Bombeiros da Sessão contra incêndio do aeroporto, Diego Alcindo, dez homens participaram do curso, e as palestras são fundamentais, pois discutiram sobre os procedimentos operacionais no caso de uma emergência.

“Muito importante para aprimorarmos as informações de como atuar em casos de emergências. Como isolar uma área, e a segurança do Corpo de Bombeiros, e também, preservar a cena do crime”, afirma o tenente.

O oficial Dirceu Crisóstomo, do Siripa I, foi um dos palestrantes, informou sobre Detritos de objetos estranho (FOD), nos aeroportos, que podem causar danos e custos nas companhias aéreas.

“Durante a palestra demos dicas para Corpo de Bombeiros de como auxiliar em casos de acidentes. Como informaçoes que detectam objetos que auxliem em casaos de investigação de acidentes aéreos”, ressalta o oficial.

Veja as palestras:

Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas na Aviação (RBAC 120) - Palestrante Oficial Miguel Ângelo

Detritos de objetos estranho (FOD) - Oficial Dirceu Crisóstomo

Meteorologia - Tenente Rodrigo Barros Aureliano

Erro Humano na Aviação - Capitão. Av Fábio Valentim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.