Educação

Brinquedoteca auxilia alunos com atividades práticas

A sala visa estimular os futuros profissionais a desenvolver o lúdico.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - Ministrar atividades lúdicas de ensino em que os alunos do cursos de Pedagogia aprendam na prática as formas de programar e planejar aulas, este é um dos objetivos da brinquedoteca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que irá auxiliar os alunos com atividades práticas, sobre os fundamentos metodológicos sobre a educação infantil.

O coordenador do curso, Vicente Marques, destaca que a sala da Brinquedoteca dentro da Universidade é um lugar privilegiado, em que os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para aprimorar o que estudam nos livros.

“O aluno tem toda a parte de fundamentação teórica no curso e, com a sala, têm a oportunidade de desenvolver a prática, utilizando a parte metodológica que aprenderam ao longo da graduação”, explicou.

É com músicas, cantigas, danças, jogos e muitas brincadeiras que a professora Teresa Bom-Fim ministra suas aulas na sala da Brinquedoteca. Ela explica que a disciplina envolve e aprimora formas de ensino utilizado e o lúdico na esfera escolar para obtenção de uma maior qualidade de ensino e estimula os conhecimentos para novas formas de atividades e dinâmicas que ajudam a construir novos conhecimentos através das atividades lúdicas, como a utilização da música em suas aulas.

Teresa Bom Fim afirma que a utilização do lúdico por professores torna o aprendizado mais prazeroso e estimula a nutrir o interesse pelos estudos. Ela vê a sala da Brinquedoteca como uma ferramenta que irá incentivar os alunos do curso ainda mais.

“O espaço que temos é muito rico e acolhedor. Fico muito feliz em dar um novo ânimo na prática de novos métodos de ensino”, enfatizou.

O aluno do curso de Pedagogia, Edelvan Nascimento, falou que a experiência em sala está sendo gratificante e que a professora sempre busca estimular o progresso intelectual, promovendo um melhor aproveitamento da parte teórica trabalhada na prática.

“Nossas aulas são bem interessantes. Estamos aprendendo várias dinâmicas que, no futuro, poderemos utilizar em aulas de forma mais didática, levando em conta que a criança não apenas se diverte, mas também aprende”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.