Dia D

Vacinação contra a raiva mobiliza 42 postos em Imperatriz

A meta do Centro de Zoonoses é imunizar 34 mil animais entre cães e gatos.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Reprodução / TV Mirante )

IMPERATRIZ – Para os criadores de cães e gatos da cidade o dia é de prevenção contra a baiva. Neste sábado (20), é realizado o Dia de D de mobilização contra a doença. Em Imperatriz, são 42 postos de vacinação, e a meta é imunizar 34 mil animais, segundo o Centro de Zoonoses.

Podem ser vacinados cães e gatos acima de três meses de idade. Foram disponibilizadas para o município 21.700 doses para cães e 12.100 doses para gatos. Os pontos de atendimento neste sábado funcionam até às 17h.

“É importante que todos que tenham cão ou gato vacinem seus animais porque a Raiva é uma doença letal. É preciso manter a cidade livre dessa doença”, destacou o coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique.

O coordenador alertou ainda, que a vacinação, iniciada no dia 1º deste mês, continuará até dia 30, mas somente no Centro de Zoonoses.

Para ampliar o atendimento e vacinar o maior número possível de animais, uma equipe de alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia foi treinada para atuar na campanha neste Dia D. Além da parceria com as universidades, o Exército disponibilizou 50 soldados para ajudar neste dia de mobilização.

A estratégia de aplicação da campanha para imunizar o maior número possível de animais foi iniciar a campanha pela zona rural. Foram atendidos os distritos de Olho D´água, Coquelândia, São Felix, Petrolina, Vilas Conceição I e II, entre outros.

A vacina contra a raiva é disponibilizado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivamente, para o homem, cães e gatos. Os animais são os principais transmissores da doença que é 100% letal tanto em humanos quantos nos animais.

*Com informações da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.