Dia do Caminhoneiro

Caminhoneiros comemoram data com avaliação da saúde

Ação foi organizada pelo Cerest em Imperatriz.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

IMPERATRIZ - Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do programa DST/Aids, em parceira com o Exército e Sest/Senat, ofertaram diversos serviços aos caminhoneiros que passaram pelo posto fiscal, na BR-010, no Conjunto Vitória, nesta terça-feira (16).

As atividades são alusivas ao Dia Nacional do Caminhoneiro. Eles puderam fazer aferição de pressão, testes de glicemia, atualizaram a carteirinha de vacinação e conversaram com um médico, além de outras orientações.

"Hoje, é um evento voltado especialmente para os caminhoneiros, não para os motoristas em geral, mas para aqueles que transportam cargas. Estão sempre apressados, têm prazos para entregar as encomendas e, nem sempre, têm os devidos cuidados com a saúde. Estamos aqui oportunizando esses serviços", disse Dalvenira Mendes, coordenadora do Cerest em Imperatriz.

José Machado, caminhoneiro há 23 anos, confessou que não costuma ir ao médico. Mas fez todos os testes e saiu tranquilo.

"Ainda bem que deu tudo satisfatório. É muito importante essa ação para a gente se cuidar mais", disse o caminhoneiro.

Sobre o Dia do Caminhoneiro

Diferentes datas homenageiam os caminhoneiros. Uma delas é o tradicional 25 de julho, dia do santo católico São Cristóvão, em que eles pedem bênção e proteção divina em suas jornadas de trabalho. Em alguns Estados, governadores definiram outras datas. Mas, o então presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, firmou como o "Dia Nacional do Caminhoneiro", o dia 16 de setembro, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.