Campanha

Ação divulga campanha antirrábica em ITZ

A meta é imunizar 34 mil animais entre cães e gatos.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ - Na manhã desta segunda-feira (15), agentes do Centro de Zoonoses de Imperatriz realizaram uma ação nos sinais de trânsito no Centro da cidade para divulgar a campanha de vacinação antirrábica, que já imunizou mais de 1.000 animais no município.

A campanha iniciou-se no início do mês, e a mobilização segue até o dia 30. O coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique, informou que a meta é vacinar, aproximadamente, 34 mil felinos e caninos a partir de três meses de vida.

“Na semana passada, concluímos a vacinação na zona rural. Foram atendidos os povoados de Olho-d´Água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, Vilas Conceição I e II e do Povoado 1.700. Serão aplicadas cerca de 21.700 doses em cães e 12.100 doses em gatos”, afirma.

Dia “D”

Ainda segundo o coordenador, os moradores que não puderem até o dia “D”, que será no próximo sábado (20), devem vacinar seus animais na sede do Centro de Zoonoses.

“Nesse dia, 40 pontos de vacinação serão espalhados pela cidade para atender a população das 8h às 17h. O objetivo é imunizar contra a raiva que é 100% letal”, afirma Paulo Henrique.

Dados

Em Imperatriz, no ano passado, foram registrados dois casos da doença em cães e, este ano, um caso. Não há registros em gatos no município, segundo Paulo Henrique.

Vacina

O antídoto da raiva é disponibilizado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente para homens, cães e gatos, principais transmissores da doença que é 100% letal tanto em animais quanto em humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.