Movimento Sem Terra

Acampados são feitos reféns em Sen.La Roque

Dez pessoas, incluindo duas crianças, foram feitas reféns.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz)

SENADOR LA ROQUE – Dez trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra (MST), acampados na fazenda Graciosa, a 40 km do município de Senador La Roque, foram feitos reféns nesse domingo (14). De acordo com uma trabalhadora rural, que foi feita refém e preferiu não se identificar por medo de perseguição, esta foi a terceira vez que as 56 famílias da área sofreram ameaças.

Ainda de acordo com a trabalhadora, dois homens, um deles armado e filho do proprietário da terra, fizeram dez pessoas reféns, incluindo duas crianças, uma de 10 anos e outra de 13 anos, durante, aproximadamente, três horas.

“Eu pedi pra dar comida pra menina, porque ela é pequena, e ele disse: ninguém sai, têm homens olhando a terra aí. Aí eu falei pra ele que nós não temos nada a ver. Depois eles conversaram e mandaram a gente sair, e eles ficaram na sede. Foram embora à noite, quando a PM foi lá”, detalha a trabalhadora rural, destacando que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Imperatriz, tem conhecimento, também, das outras duas ameaças sofridas pelas famílias.

A moradora da terra falou, também, que, durante a ação, um homem apontou a arma para a cabeça de uma das pessoas e disse: “detona logo e deixa aí”. Logo após, roubaram objetos e humilharam o assentado.

Seis homens, segundo a Polícia Militar, saíram da fazendo depois que os policiais chegaram ao local. O subcomandante da PM informou que não foi apreendida nenhuma arma.

Leia mais:

Polícia Militar apreende armas em assentamentos

Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra em Imperatriz

Terra

A terra em que as famílias estão alojadas, fica ao lado de uma assentamento criado há 14 anos, o “Batata da Terra”. As famílias querem a ampliação, com mais de 876 hectares, que incluiu a sede da fazenda. Eles consideram os 310 hectares já desapropriados pelo Incra insuficientes para o plantio.

O fazendeiro chegou a receber uma proposta de indenização do governo, em 2003, mas não houve acordo sobre os valores a serem pagos e o processo de reforma agrária teria parado.

Os líderes do Movimento Sem Terra (MST) alegam que o impasse se arrasta por mais de 10 anos.

Procurada pela reportagem do Imirante.com, a representante da coordenação regional da assistência técnica e extensão rural para a reforma agrária, Verônica Viana da Fonseca, não pode responder aos questionamentos sobre o assunto, porque se encontrava em uma reunião no município de Estreito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.