Fiscalização

Procon apreende produtos com validade vencida

A empresa foi autuada e pode responder criminalmente.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
Produtos com validade vencida são apreendidos após denúncia de consumidor.
Produtos com validade vencida são apreendidos após denúncia de consumidor. (Foto: Tátyna Viana/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ - Após a denúncia de um consumidor, fiscais do Procon Municipal de Imperatriz fizeram uma vistoria em uma loja de departamentos da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e constataram alguns produtos com a data de validade vencida e outros com a embalagem violada.

Todo o material com alguma irregularidade foi apreendido (biscoitos, salgadinhos, chocolate, lenços umedecidos e fraudas descartáveis) e encaminhado à sede do Proncon.

"Vender produto com a validade vencida é uma infração gravíssima e o proprietário do estabelecimento poderá responder criminalmente", disse a coordenadora do órgão, Tereza Perpétua.

Segundo a coordenação, o Procon já havia dado início, em agosto, ao trabalho de fiscalização, mas de forma educativa. O objetivo é conscientizar os lojistas, principalmente, sobre a importância dos preços dos produtos estarem em local visível, além de uma cópia do Códido de Defesa do Consumidor (CDC), também.

Os lojistas, a princípio, serão notificados, mas em caso de reincidência poderão ser autuados e multados. A multa varia de acordo com o porte da empresa e os produtos apreendidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.