Imunização

Campanha antirrábica já imunizou mais de mil animais

Meta do Centro de Zoonoses é vacinar 34 mil animais até 30 de setembro.

Divulgação / Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Iniciada no dia 1º deste mês, a campanha de vacinação antirrábica já imunizou mais de 1.000 animais em Imperatriz.

A mobilização segue até o dia 30 e, segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique, a meta é vacinar, aproximadamente, 34 mil felinos e caninos a partir de três meses de vida.

No total, serão aplicadas 21.700 doses em cães e 12.100 doses em gatos, população estimada dessas espécies na cidade.

A estratégia de aplicação das doses adotada este ano foi de iniciar a campanha pela zona rural. Até o momento, foram atendidos os povoados de Olho-d´água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, Vilas Conceição I e II e do Povoado 1.700.

Os moradores que não pudem vacinar seus animais nos dias em que a equipe volante esteve na localidade, podem procurar a Unidade de Saúde do Povoado que as doses estão disponíveis. Para ampliar o atendimento e vacinar o maior número possível de animais, um grupo de alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia é treinado para atuar na campanha.

Além da parceria com as universidades, o coordenador explica que contará com o apoio do Exército que disponibilizou 50 soldados para ajudar no dia da mobilização principal “D” de vacinação, que será no próximo dia 20. Nesse dia, 40 pontos de vacinação serão espalhados pela cidade para atender a população das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, mesmo os animais que foram vacinados na campanha passada, devem receber a segunda dose, inclusive os que foram vacinados este ano.

O antídoto da raiva é disponibilizado no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente para homens, cães e gatos, principais, transmissores da doença que é 100% letal tanto em animais quanto em humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.