Desenvolvimento Agrário

Seminário orienta técnicos para atender assentamentos no MA

O seminário buscou qualificar a prestação do serviço de Ater.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o objetivo de qualificar a prestação do serviço de assistência técnica, foi realizado, esta semana, o Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltado para os técnicos das equipes dos Núcleos Operacionais das Empresas contratadas pelo Incra no Maranhão para atender os assentamentos no Estado.

O encontro tratou sobre o programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMVR), novos créditos para a reforma agrária, Instrução Normativa Nº 71 e atualizações cadastrais no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

O seminário buscou qualificar a prestação do serviço de Ater sobre os normativos e procedimentos para que o assentado possa acessar o programa de habitação e novos créditos da reforma agrária, além de instruir a equipe técnica para dar encaminhamento às questões encontradas em campo quanto à situação cadastral e ocupações irregulares nos assentamentos assistidos pela assistência técnica.

De acordo com a coordenadora de Ater do Incra no Maranhão, Aurilene Muniz, é responsabilidade do instituto capacitar as equipes técnicas quanto às ações e programas específicos da política de reforma agrária e outras políticas de desenvolvimento para os assentamentos.

Um dos participantes José Expedito Mendes é técnico do Núcleo Operacional que atende o território Cocais. Ele está iniciando os serviços de Ater no município de Codó. Segundo ele, os temas tratam de demandas já apresentadas pelos assentados no município onde atua. “A partir daqui, vou poder levar informações mais qualificadas para orientar os agricultores sobres os programas, como o MCMVR, procedimentos e formas de acesso”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.