Greve dos professores

Novo calendário escolar ajusta reposições de aulas

Terça-feira (7), a Semed iniciará a etapa de debates com gestores.
Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz05/09/2014 às 14h05

IMPERATRIZ – Após o término da greve de mais de quatro meses dos servidores da educação municipal de Imperatriz, um novo calendário escolar será planejado, a partir da próxima terça-feira (9).

Visando a democratização na distribuição das aulas, a secretária-adjunta da Educação, Marinalva da Silva Ferreira, conta que o novo modelo do calendário será diferente, pelo fato de que nem todas as escolas aderiram ao movimento.

“Vamos sentar, individualmente, com cada gestor de escola, e acertar o calendário, inclusive, com especificidades de cada professor, porque teve escolas que aderiram no começo da greve, outras no meio, outras no final. Diante dessa realidade tão diversa, não é possível concluir um calendário para que todas as escolas cumpram”, explica a professora.

Ainda de acordo com a secretária-adjunto, Marinalva Ferreira, os gestores são convidados, no dia em que forem à Secretaria de Educação, a apresentarem uma proposta para o retorno escolar, que se deu início nessa quinta-feira (4).

“Serão convidados todos os gestores para vir à secretaria, trazendo uma proposta elaborada pelos professores e coordenação da escola. Se a proposta que vier for realmente viável, vamos aceitar. A gente vai formalizar então um documento para que tudo saia sem riscos”, ressalta.

Ano letivo e aulas aos sábados

Em relação ao término do período letivo de 2014 e reposição das aulas perdidas nesses quase sessenta dias letivos perdidos, os alunos terão, dependendo da situação da escola, horários a mais e aulas aos sábados.

“Acredito que a greve, de um modo geral, deve ter atingido 50, 60 dias letivos, mas esse não é um número exato. Diante dessa situação, eu acredito que algumas escolas terminem seu período letivo em 2015. Em outras, onde professores dobraram o horário, a situação fica mais leve”, detalha a educadora, acrescentando que as reposições poderão ocorrer em horários a mais e aos sábados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.