Controle

Campanha de vacinação contra a raiva é incentivada em ITZ

O dia "D" da vacinação será no próximo dia 20 de setembro.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(undefined)

IMPERATRIZ – O Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz está incentivando a vacinação contra a raiva para animais a partir de três meses de idade. A meta de vacinação, para este ano, é de 36 mil gatos e cachorros das zonas urbana e rural da cidade. O Dia “D” de vacinação será no próximo dia 20 de setembro, em 42 postos de saúde no município.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Henrique Soares, conta que a raiva é letal, tanto para os animais, quanto para o ser humano, podendo levar à morte em cinco dias após a contração da doença.

“Tanto no animal, quanto no ser humano, somente a vacinação impede a doença. A raiva é tão perigosa, tão criteriosa, que o animal, com raiva, inclusive o ser humano, passa de cinco a dez dias para morrer”, ressalta o médico-veterinário, destacando que a raiva em Imperatriz está controlada.

O médico detalha que qualquer animal a partir do terceiro mês, gestante ou portador de alguma doença, pode ser vacinado.

“Todo animal a partir de três meses de idade, inclusive animais gestantes ou com outras doenças. Inclusive os animais que se vacinaram este ano, devem tomar essa segunda dose da vacina”, explica o coordenador Paulo Henrique.

Meta

A população de cães e gatos em Imperatriz é estipulada em 30 mil. Em 2013, a vacinação chegou a 95% dos animais. Para este ano, a meta é vacinar 5% a mais que no ano passado.

Para vacinar antes do Dia “D” de vacinação, o dono pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz, localizado na BR-010, s/n, próximo ao Conjunto Nova Vitória.

O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone: (99) 3527-3058.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.