Travessia Urbana de Imperatriz

Duplicação da BR-010, em Imperatriz, é discutida em audiência

O evento reuniu vários segmentos sociais.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Estudantes, professores, sociedade civil, engenheiros ambientais, biólogos, representantes do Ministério Público, Ibama, Dnit, e autoridades compareceram, na manhã desta quarta-feira (3), à audiência pública que discutiu os passos e impactos ambientais para a realização da obra de Travessia Urbana de Imperatriz, que compreende trecho da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz. O evento foi realizado no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente Jadilson Cirqueira, a audiência foi provocada pelo MP com a finalidade de discutir, questionar sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos.

“O objetivo desta audiência é que o empreendedor esclareça à população e aos órgãos os impactos ambientais, sociais e econômicos. Estamos aqui como um órgão fiscalizador e questionador da realização da obra. Segundo estudos, houve um atropelamento na liberação da licença prévia antes da audiência, e isso precisa ser discutido e esclarecido”, ressalta o promotor.

Só depois da apresentação do EIA-Rima, a secretaria do Meio Ambiente estará habilitada a conceder as licenças necessárias para o início da obra, sendo elas: a licença prévia, a licença de instalação e a licença ambiental.

De acordo com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Gerardo Fernandes, a obra tem um prazo de 24 meses e deve começar, no máximo, daqui a uns 10 dias.

“O Dnit ficou responsável pela obra, e a empresa já foi contratada. Temos um prazo, mas vamos tentar minimizar o tempo. Estamos apenas aguardando as solicitações do Ministério Público, da Sepluma, para iniciar o trabalho, daqui uns 10 dias.”, afirma.


Projeto

O projeto de duplicação da BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz, é de 12,8 km de extensão, 80 metros de largura e 300 metros de área de influência direta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.