Rio Tocantins

Defesa Civil alerta para cheia do Rio Tocantins

Foram abertas comportas de hidrelétricas para produção de energia.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Divulgação/Defesa Civl)

IMPERATRIZ – O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, anunciou há pouco à reportagem do portal Imirante sobre a possibilidade de uma cheia do Rio Tocantins, nas próximas horas desta quarta-feira (27), com a cobertura dos bancos de areia das praias do Cacau e do Meio.

“Desde as 8h, a gente observou que a vazão de água está aumentando gradativamente. Agora está em 1.800m³/s. É uma vazão alta e se continuar nessa projeção já deve cobrir os bancos de areia a partir das 17h”, afirmou o superintendente.

Pela manhã, na praia do Cacau, já estavam sendo colocados postes para a iluminação noturna e energia elétrica nas barracas. A informação foi repassada à secretaria de Infraestrutura e à City Luz, empresa responsável pela instalação dos postes.

O superintendente da Defesa Civil disse que a abertura de comportas é uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a produção de mais energia. Também aumentou a vazão na Hidrelétrica de Serra da Mesa (TO), segundo a Defesa Civil, e, por consequência, se faz necessária a abertura de comportas em Estreito.

“É um efeito cascata para equilibrar o nível de água no lago de Tucuruí (PA). Se abre em Serra da Mesa, em Lajeado, tem que abrir aqui em Estreito também”, reforçou o superintendente.

Veraneio

Desde o aniversário de Imperatriz, dia 16 de julho, banhistas, barraqueiros e barqueiros aguardam a abertura oficial do período de veraneio em Imperatriz. O que não foi oficializado pela prefeitura por causa da inconstância das águas, segundo a Defesa Civil. Esta deve ser a primeira cheia do rio desde que os bancos de areia foram descobertos este ano.

O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Defesa Civil, ministrou o curso que preparou 40 guarda-vidas para trabalharem nas praias, mas eles não atuaram, ainda, por causa da indefinição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.