Educação

Steei diz que prefeitura terá de reapresentar reajuste de 6%

Em audiência sindicato aceitará 6% para não prejudicar mais alunos.

João Rodrigues / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(undefined)

IMPERATRIZ - A greve dos professores da rede municipal de ensino de Imperatriz passa de 120 dias e não há previsão de quando chegará ao fim.

Em audiência realizada pelo Ministério Público Estadual (MP-MA), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Educacionais de Imperatriz (Steei), anunciou que está disposta a aceitar a contraproposta de reajuste salarial de 6%, mas a prefeitura terá de reapresentá-la perante ao Ministério Público.

O presidente do Steei, Willas Morais, explicou que há uma semana o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) mandou uma contraproposta de reajuste de 6%, em três parcelas, mas a categoria rejeitou em assembleia. Naquela oportunidade, a condição para que esse índice fosse aceito era de pagamento integral.

Depois disso, ainda segundo o líder sindical, o promotor de Justiça Jadilson Cirqueira convocou a prefeitura e sindicato para quatro audiências visando chegar a um acordo, sob pena de punir as partes.

Durante a audiência realizada nessa quarta-feira (20), o Steei mudou de ideia.

“Nós, para tentar resolver o problema, dissemos ontem que estamos abertos a negociação e aos 6% da forma do prefeito. Mas se ele apresentar de novo porque a primeira foi rejeitada, a primeira zerou”, justificou Willas Morais.

O presidente do Steei lamentou a ausência de representantes da prefeitura nessa audiência.

“Nós nos colocamos a disposição, mas a prefeitura não compareceu, se ela tivesse comparecido, provavelmente a gente ia chegar a um consenso”, raciocinou.

Em documento enviado ao MP, o prefeito informou que recorreu à Justiça do Trabalho pela abusividade da greve e aguardará o julgamento dessa ação.

Nesse novo cenário, a Justiça do Trabalho deverá intimar o sindicato a apresentar sua defesa, mas isso pode demorar uma, duas, três semanas ou mais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.