Bolsa de iniciação

Acadêmicos de ITZ têm projetos aprovados pela Fapema

Os projetos serão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Nutrição e Serviço Social.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

IMPERATRIZ - A Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA aprovou recentemente três projetos da Unisulma/IESMA. Acadêmicos dos cursos de Nutrição e Serviço Social ganharão bolsas de iniciação científica do BIC Particular em resposta ao Edital nº 014/2014. Tiveram os projetos aprovados as professoras Kiria Karine Lins Martins Ribeiro (Serviço Social), Lara Lima Seccadio (Nutrição) e o professor Zilmar Timóteo Soares (Nutrição).

“Mostrar para as comunidades carentes que o jatobá pode servir como alimento e dele aproveitar frutos e folhas para a produção de artesanato”, esses são alguns dos objetivos do projeto “A viabilidade econômica do Hymenaea stigonocarpa”, projeto que está sendo desenvolvido pelo professor Zilmar Soares, será realizado no município de Governador Edison Lobão, na Serra Quebrada, perto do o Setor Agrícola, que é onde se encontra jatobá”.

Para a execução desse projeto, foi escolhida a acadêmica do 4º período do curso de Nutrição, Gildeane Fonseca de Lima Bomjardim que será orientada pelo professor Zilmar.

“Formação Continuada de Professores do Ensino Superior: Entre o proposto e o necessário para a prática docente”, esse é o título do projeto que será orientado pela professora Kíria Ribeiro. A docente conta que a pesquisa tem como objetivo geral “Analisar por meio de dados documentais as relações entre o programa de formação continuada de professores de uma instituição de ensino superior e os documentos institucionais norteadores das práticas educativas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

O projeto aprovado da professora Lara Seccadio, tem como título “Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Comercialização da Vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.): Uma Aplicação Interdisciplinar”. A professora explica que no começo do projeto serão dadas orientações iniciais de boas práticas aos produtores, para que eles repassem a matéria prima com qualidade. Sobre um dos objetivos específicos do projeto, a docente revela: “Quando nós já tivermos obtido os resultados finais, pretendemos fazer o repasse dessas transferências de tecnologias e melhoramentos na cadeia de comercialização que vamos desenvolver, para os produtores das comunidades que irão nos fornecer a matéria prima, a vinagreira”.

A aluna do 4º período de Nutrição, Andressa Silva Costa, foi uma das contempladas para desenvolver o projeto com bolsa orientado pela professora Lara. Sobre o desenvolvimento da pesquisa a discente conta: "Nós temos um alimento que faz parte da cultural da região que é a vinagreira, mas não é tão bem aproveitado. É rico em ferro, mas é utilizado em poucos pratos. Aproveitando esse aceitamento cultural, nós pretendemos fazer um melhoramento no pão acrescentando a vinagreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.