Concursos

Trabalho infantil é tema de concursos da Vara da Infância de ITZ

Os concursos são voltados para alunos de escolas públicas e privadas.

Divulgação/Assessoria TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Divulgação/João Roberto Ripper )

IMPERATRIZ - Os direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, servem de tema para os concursos de ‘Redação e Desenho’ e ‘Fotografia Jornalística’ que a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Imperatriz promove em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão.

Ambos os concursos contam com o apoio da Academia Imperatrizense de Letras e da Fundação Cultural de Imperatriz. Assinam os editais o juiz titular da Vara da Infância de Imperatriz, Delvan Tavares, e a procuradora do Trabalho, Fernanda Maria Furlaneto.

Voltados para alunos de escolas públicas e privadas da comarca, os concursos têm por objetivo “propalar o conceito e prejuízos do trabalho precoce e estimular o debate e a reflexão entre os estudantes do ensino fundamental e médio regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas de Imperatriz sobre como cada cidadão pode ajudar no combate ao trabalho infantil doméstico”.

Escolas - As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela instituição de ensino onde o aluno precisa estar devidamente matriculado. Para o concurso de redação e desenho, o público alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Já o concurso de fotografia jornalística é aberto a estudantes com idade mínima de 16 anos.

De acordo com o edital dos certames, representantes das escolas interessadas em participar dos concursos devem comparecer ao anexo do Fórum (Rua Manoel Procópio, 51, Centro), a partir do próximo dia 14 de agosto até o dia 03 de setembro (para o concurso de redação e desenho), no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, a fim de preencher a ficha de inscrição. Posteriormente a escola deve participar de capacitação direcionada aos representantes. Para o concurso de fotografia jornalística, os representantes de escolas interessadas em competir devem participar de capacitação que acontece no dia 21 de agosto, às 15h, no anexo do fórum.

Redação - O concurso de redação e desenho acontece no dia 12 de setembro e contempla três categorias: Redação I, Redação II e Desenho, cujos temas são, respectivamente, Trabalho Infantil Doméstico: como cada cidadão pode ajudar a combatê-lo; Trabalho Infantil Doméstico: por que não? e Trabalho Infantil: não vamos domesticar a exploração (esse para a categoria desenho). O prêmio para os primeiro e segundo colocados (alunos) nas categorias redação I e II, bem como para os professores orientadores, é um Tablet 10”. Já o terceiro lugar (aluno e professor) terá direito a um Tablet 7”. Representantes da Vara da Infância e do MPT devem fiscalizar os concursos nas escolas.

As inscrições de alunos para o concurso de fotografia jornalística devem ser feita por diretores ou representantes das escolas no anexo do Fórum, no período de 25 de agosto a 26 de setembro, último prazo para a entrega das fotografias.

O primeiro colocado no concurso será premiado com uma câmera fotográfica, enquanto o professor ou coordenador responsável pela orientação do aluno premiado receberá um Tablet 7,1” e 3G.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.