Política

Encontro de prefeitos discute educação em Imperatriz

O evento será no dia 13, com prefeitos de diversos municípios.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

IMPERATRIZ - No dia 13 de agosto, prefeitos de diversos municípios do Maranhão estarão reunidos na cidade de Imperatriz, para discutir educação e a importância de se investir na área para o desenvolvimento do país. Um dos temas debatidos será a universalização das bibliotecas em instituições de ensino públicas e privadas, garantindo princípios fundamentais como promoção da cidadania, valorização da memória e do conhecimento e respeito à diversidade cultural.

Instituída em 2010, a Lei 12.244/10 assegura que cada escola pública e privada do país deve ter uma biblioteca até 2020. Porém, a realidade ainda é muito diferente. Para que a lei fosse cumprida no prazo, cerca de 60 bibliotecas teriam que ser construídas por dia no Brasil. Atualmente, 72,5% de nossas escolas públicas não têm biblioteca e apenas 19,4% das novas instituições construídas desde 2008 têm uma.

Para engrossar o debate, Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo e uma das organizadoras da campanha Eu Quero Minha Biblioteca, estará em Imperatriz, para o evento. No Maranhão, a proporção de alunos que aprenderam o adequado nas competências de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino é de 11%. Às vésperas de eleição, portanto, falar em educação pode contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.