Saúde

Programa contra turberculose ampliado

Com a ampliação, programa atende cerca de 300 detentos.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(undefined)

IMPERATRIZ - Com o objetivo ampliar o atendimento aos grupos de riscos de adoecimento da tuberculose, por meio da detecção e tratamento de novos casos da doença, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou de 05 a 08 de agosto, consultas e exames dentro da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), antiga Central de Custódia de Presos e Justiça (CCPJ).

Cerca de 300 detentos foram atendidos in loco pela equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT).

“O trabalho com presídio é uma prioridade do município visto que são pessoas que estão privadas de liberdade em ambientes fechados com maior risco de contaminação.

O bacilo de koch – agente transmissor da tuberculose se favorece de indivíduos com baixa imunidade e multiplica-se com facilidade em ambientes úmidos e fechados”, explica a Médica e Secretária de Saúde Conceição Madeira.

Segundo a equipe da SEMUS, após examinar todos os detentos em busca de sintomas que caracterizam a tuberculose, os casos suspeitos são encaminhados para análise laboratorial.

“Aproximadamente 40 exames foram encaminhados ao laboratório. O detento que tiver confirmada a doença, já será encaminhado ao tratamento, e a SEMUS disponibiliza para ele realização de exames complementares e medicamentos”, ressalta a coordenadora do PMCT, Menildes Paixão.

Ela esclarece que o tratamento é realizado em etapas: Depois de análise sintomática, são encaminhadas duas amostras de escarro ao laboratório para realização de baciloscopias. No caso de positividade o detento inicia o tratamento imediatamente sendo acompanhado pela equipe de saúde do presídio e coordenação do PMCT, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Justiça.

Incidência

De acordo com os dados, nos últimos três anos seis detentos foram tratados pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, sendo que todos eles alcançaram a cura, e atualmente apenas um detento está em tratamento.

Quanto a Imperatriz, no ano de 2013 foram diagnosticadas, notificadas e tratadas 69 pessoas com tuberculose. Destes, 61 casos obtiveram cura total. Menildes destaca que para ter êxito no tratamento e alcançar a cura “o paciente deve tomar o medicamento diariamente e de preferência em jejum sem interrupção durante seis meses”.

Características da doença

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactériaMycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da doença acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, ao falar, o portador da doença expele pequenas gotas de saliva que contêm agente infeccioso que pode se aspirado por outro indivíduo e assim contaminá-lo.

Junto com o desconforto da tosse, também aparece um cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.

Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de hemoptíase (escarro com sangue), colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.