Saúde

Leite materno reduz em 13% mortes evitáveis, segundo a OMS

A redução é maior do que é evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(undefined)

IMPERATRIZ – Estudos mostram que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Mais do que é evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2008, 41% das mães brasileiras amamentavam exclusivamente nos primeiros seis meses de vida do bebê. Atualmente, o Ministério da Saúde (MS) trabalha na elaboração de novo estudo e, observando a tendência de crescimento, estima um aumento, nos últimos seis anos, de 10,2% no número de crianças sendo amamentadas exclusivamente até seis meses.

Segundo o MS, às mães devem amamentar até os dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê, pois o leite materno tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água, e protege de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além possibilitar o fortalecimento dos vínculos entre a mãe e o bebê.

Como parte do esforço do MS para fazer com que a cultura do aleitamento esteja presente em todas as camadas da sociedade, além das campanhas, é realizado um trabalho permanente de orientação às mães por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da estratégia Saúde da Família.

Em Imperatriz, como parte da programação da Semanada Mundial do Aleitamento Materno, profissionais de diversas áreas da saúde, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), participaram de uma capacitação sobre os benefícios da amamentação para a mãe e para o recém-nascido.

A expectativa, agora, é que os ACS, no atendimento a comunidade, repassem essas orientações para mais mulheres e que mais crianças sejam beneficiadas com a amamentação.

O Brasil alcançou, em 2012, a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), de redução da mortalidade na infância (menores que 5 anos), três anos antes do prazo estabelecido (2015) e com um dos melhores resultados do mundo, diminuição de 77%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.