Guia prático

Manual orienta magistrados sobre relacionamento com a Imprensa

Ascom planeja a realização da segunda turma de treinamento de mídia.

Divulgação/Assessoria TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

MARANHÃO - A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Ascom) lançou um guia prático de relacionamento com a Imprensa. Direcionada aos magistrados, a publicação contém breve compilação de regras universalmente aceitas, que visam facilitar a interação entre os membros do Judiciário e os profissionais do jornalismo, ressaltando as peculiaridades da linguagem e técnica de cada veículo. O manual foi entregue aos desembargadores e enviado aos juízes de todo o Estado.

“O magistrado está cada vez mais presente na mídia e o interesse da sociedade pelas atividades do Poder Judiciário, bem como pela repercussão de suas decisões, é crescente. Essa tendência, que tem se intensificado com a disseminação das mídias digitais, impõe a construção de um relacionamento profícuo com os meios de comunicação”, ressalta o assessor-chede de comunicação do TJMA, Antonio Carlos de Oliveira.

Frequentemente solicitado pelos meios de comunicação, para orientar a população sobre as formas de conciliação, o coordenador do Núcleo e Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre Abreu, vê na imprensa um excelente canal para manter a sociedade informada sobre a dinâmica do Judiciário. “Precisamos orientar a população sobre os serviços judiciais, prestar contas com o cidadão, a fim deque todos entendam a nossa função constitucional de promover a justiça e a paz social”, reforça.

MEDIA TRAINING

Além do manual, a Ascom planeja a realização da segunda turma de treinamento de mídia (media training), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmam).

No treinamento, profissionais da área de comunicação social fornecem orientações para melhorar o relacionamento com os jornalistas e o diálogo com as diversas mídias – TV, rádio, jornal – a fim de preservar a imagem positiva do Poder Judiciário junto à imprensa, instituições e sociedade.

“O objetivo do treinamento é potencializar as habilidades naturais de comunicação dos magistrados, principalmente daqueles que atuam como porta-vozes do Poder Judiciário estadual junto aos veículos de imprensa”, explica Antonio Carlos.

Durante o treinamento – que tem um formato personalizado para os magistrados– os participantes recebem aulas teóricas, atividades práticas e a oportunidade de conhecer as funções, códigos e impactos da comunicação, desenvolvendo a capacidade de obter maior segurança e conscientização quanto ao papel da Assessoria de Comunicação do TJMA, colaborando para organização adequada de suas estratégias no campo institucional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.