Imperatriz

Bebê salvo por equipe do Samu está na UTI do Hospital Regional

A criança foi salva depois que a mãe foi morta a tiros em Imperatriz. A criança respira com ajuda de aparelhos.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
 UTI neonatal do Hospital Regional de Imperatriz. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
UTI neonatal do Hospital Regional de Imperatriz. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

IMPERATRIZ – A recém-nascida salva por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após a mãe ter sido morta a tiros em Imperatriz, está internada em estado grave, porém estável, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Imperatriz.

Segundo a coordenadora da UTI neonatal, enfermeira Vanessa Benine, a pequena Anita Vitória, nome dado pela família da mãe da criança, respira com ajuda de aparelhos, não teve mais nenhuma parada cardiorrespiratória e, também, não há previsão de alta. “Dizemos que é uma criança grave que respira com ajuda de aparelhos, mas considerada estável”, disse.

O médico socorrista do Samu Anízio Cavalcante, que comandou a equipe que prestou atendimento a mãe, identificada como Dilvânia, disse que quando desvirou a mulher e apalpou a barriga, percebeu que a criança estava em posição de parto, o que para a Medicina indica que a gravidez está avançada.

“Na hora eu fiquei receoso em tentar uma manobra para salvar a criança, mas em um toque de sintonia com a minha equipe o enfermeiro disse: “vamos tentar?”. Eu disse: vamos!”, contou.

 Médico e técnica em enfermagem que atuaram no salvamento da criança. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Médico e técnica em enfermagem que atuaram no salvamento da criança. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

A paciente então foi levada para ambulância onde foi realizado um parto cesariano de emergência para retirada da criança, que estava em parada cardiorrespiratória e com outros problemas.

“Quando eu tirei a criança virei para minha equipe e disse: agora que começamos, vamos até o fim! Então fizemos o protocolo de reanimação cardiopulmonar em pediatria. Enfim, passamos de 25 a 30 minutos fazendo o processo de reanimação e, com a graça de Deus, tivemos a volta do ritmo cardíaco da paciente”, relatou.

Após a reanimação, a equipe se deslocou na ambulância de imediato para o Hospital Regional Materno Infantil para que a criança tivesse uma melhor assistência. A paciente foi encaminhada rapidamente para a UTI neonatal onde permanece internada.

Esse tipo de procedimento foi realizado pela primeira vez na Regional do Samu, em Imperatriz. “Foi uma paciente em que nós apostamos e deu tudo certo”, afirmou emocionado o médio Anízio, que foi auxiliado pelo enfermeiro Danylo, a técnica em enfermagem Aucilene e o motorista Breno.

O crime

Dilvânia estava grávida de oito meses quando foi morta a tiros na madrugada desta quarta-feira (30), no bairro Bacuri. Segundo a Polícia Militar, a mulher tinha envolvimento com drogas, e o motivo do crime estaria ligado acerto de contas.

*Com informações da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.