Saúde

ITZ é credenciada ao Programa Telessaúde Brasil Redes

O programa visa a melhoria dos serviços da atenção básica em saúde.

Divulgação / Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ – Usuários de onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imperatriz serão beneficiados com equipamentos do Programa Telessaúde Brasil Redes. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nessa segunda-feira (28), os computadores concedidos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Programa do Ministério da Saúde em parceria com as universidades brasileiras, o Telessaúde Brasil Redes busca melhorar a qualidade do atendimento e da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo teleconsultoria, segunda opinião formativa e tele-educação.

Segundo a Semus, inicialmente 121 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos, enfermeiros e médicos, estão sendo cadastrados para ter acesso ao sistema, em que vão poder tirar dúvidas com especialistas dos mais variados assuntos relacionados à saúde.

“O principal ganho disso para os municípios é a economia em relação ao custo benefício com transferência de pacientes para outros centros, tendo em vista que a qualificação dos profissionais proporciona o tratamento na própria cidade”, ressaltou a representante do Telessaúde Maranhão, Priscila Jullieth Alves.

Dentre os 44 municípios projetados para receberem o programa no projeto piloto, Imperatriz é a sétima cidade a ter o sistema instalado. Além de ter link de internet ativo nas UBS´s, os critérios levados em consideração pela universidade para disponibilizar o programa é o contingente populacional, o município não estar vinculado a outro Núcleo da Rede e ter aderido programas do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.