Justiça

Juizado em Imperatriz está em correição

O atendimento às partes e aos advogados fica temporariamente suspenso.

Divulgação / TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ - O 2º Juizado Especial Cível de Imperatriz está passando por correição geral ordinária nesta quinta (24) e segue até amanhã (25). O objetivo é melhorar a prestação jurisdicional, contribuindo para a organização e otimização dos trabalhos na secretaria da unidade judicial. A correição tem a coordenação dos juízes José Américo Abreu Costa e Tyrone José Silva, auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça.

A portaria que institui a correição no juizado explica que o atendimento às partes e aos advogados fica temporariamente suspenso, exceto para a apresentação de reclamações e recursos relacionados aos serviços correicionados, bem como os prazos processuais.

De acordo com a Resolução 024/2009, do Tribunal de Justiça do Maranhão, a correição consiste na orientação, fiscalização e inspeção permanente em todas as unidades jurisdicionais, secretarias judiciais, serventias extrajudiciais, serviços auxiliares, polícia judiciária, presídios e cadeias, exercida pelo Corregedor Geral da Justiça e por seus juízes corregedores em todo o estado do Maranhão e pelos juízes de Direito, nos limites de suas atribuições.

A finalidade das atividades correicionais é melhorar a prestação jurisdicional, garantir a celeridade nos serviços das secretarias judiciais e serventias extrajudiciais, o esclarecimento de situações de fato, prevenção de irregularidades e apuração de reclamações, denúncias e faltas disciplinares

Na correição ordinária, como é o caso desta que ocorre no 2º Juizado Especial Cível de Imperatriz, o trabalho consiste na fiscalização das unidades judiciais e as atividades são previamente anunciadas. Durante essas atividades, os juízes e equipe realizam a análise, por amostragem, da regularidade na tramitação dos feitos judiciais.

O Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça explica que sejam analisados no mínimo cinquenta processos, aleatoriamente escolhidos, entre os que tramitam na unidade, e os cinquenta processos mais antigos em curso devem passar por correição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.