Concurso

Concursos: saiba como se preparar para ter sucesso

Professora explica a melhor forma de o concurseiro estudar.

Laís Ferreira/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(undefined)

IMPERATRIZ – Atualmente os concursos públicos tornaram-se o alvo de várias pessoas. Algumas até chegam a largar os empregos para se dedicar somente ao concurso.

A professora Assonilde Negreiros explica que a melhor forma de estudar para um concurso público é ter planejamento, e foco acima de tudo.

Para a professora, os concursos mais procurados pelos imperatrizenses são: da Policia Militar (PM), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e das prefeituras e secretarias do Estado e regiões vizinhas, como Pará e Tocantins.

O candidato que almeja uma vaga em concurso público deve repensar sobre suas prioridades e deixar algumas coisas de lado, como festas e "noitadas".

Segundo Assonilde Negreiros, o contato com o professor no curso preparatório é muito importante, além de que o aluno pode esclarecer dúvidas e acaba conhecendo a concorrência e isso pode até motivá-lo a estudar mais, porém, ela, também, alerta sobre a forma de estudar.

"Estudar para concurso não é só vir para um cursinho, e se dar satisfeito, ele tem de estudar num horário extra, incluindo os fins de semana. Parece discurso pedagógico, mas não, é uma realidade. Concurseiro tem de abrir mão de outras coisas",afirma Assonilde Negreiros.

Para os candidatos que não tem tempo ou condições de frequentar um curso preparatório, a professora sugere que baixem provas anteriores, apostilas e vídeo-aulas, e estudem bastante a gramática, pois, isso será um diferencial na hora da classificação.

O estudante Diego Sousa, que está se preparando para o concurso do INSS, afirma que não frequenta cursinho, mas, tem contato com outros concurseiros e com eles troca conteúdos e dicas. Ele, também, explica que apostilas são necessárias, principalmente, para matérias especificas.

O estudante já foi classificado em quatro concursos, mas o foco agora é do nível superior, pois, está concluindo a graduação. Para Diego Sousa, a pessoa deve conhecer a si mesma em relação ao conteúdo. Se ela já domina determinado assunto, deve priorizar outro que tem mais dificuldade.

O estudante recomenda aos outros concurseiros que procurem as provas com assuntos atuais na internet, pois, também, poderão achar quiz, testes e outras formas de aprendizado.

Saiba mais sobre os concursos abertos atualmente no Maranhão e em todo o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.