Saúde

Radioterapia pelo SUS é anunciada para Imperatriz

O pronunciamento foi feito pelo secretário Estadual de Saúde.

Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Divulgação/Internet)

IMPERATRIZ – Em visita ao município de Imperatriz, o secretário adjunto Estadual da Saúde, José Marques de Leite, anunciou que o tratamento de radioterapia será implementada na cidade, num prazo de 30 dias.

O secretário afirmou que todas as principais etapas do processo já foram concluídas e que falta, apenas, uma vistoria da Vigilância Sanitária Estadual, para então ser encaminhada ao credenciamento feito pelo Ministério da Saúde.

“O ministério exige que haja um contrato básico com Estado e município. Já houve esse contrato, agora esse processo foi para a secretaria Estadual de Saúde, para ser analisado tecnicamente, e o último passo é uma vistoria da Vigilância Sanitária Estadual. Na minha perspectiva, preenchido as pendencias que não houve, o ministério possa habilitar o serviço e publicar a portaria de credenciamento em trinta dias”, ressalta o secretário.

Ele explicou, que o tratamento será oferecido na Oncoradium, em parceria com o Sistema Único de Saúde.

Fila de espera

Atualmente, quem precisa do tratamento de radioterapia em Imperatriz, recorre ao Tratamento Fora do Domicilio (TFD), e é destinado à capital São Luís ou à cidade de Araguaína (TO) que, em alguns casos, é esperado mais de 40 dias para conseguir o atendimento. Dados desconsiderados pelo secretário.

“Aqui não tem fila de espera porque estamos sempre encaminhando os pacientes para tratamento fora do domicilio em São Luís, Goiás e alguns poucos casos aqui. Embora não credenciado, atendíamos, então, não há essa demanda de pessoas aqui que ficaram sem fazer a radioterapia, ao contrário de São Luís”, conta.

Oncologia pediátrica

Sobre a oncologia pediátrica, o secretário fala que, ainda, é um processo novo, que depende de resolver algumas pendencias, para então implementar o serviço na cidade.

“Sobre oncologia pediátrica, tivemos uma reunião esta semana, mas temos dificuldades em especialistas. Há uns dois dias conseguimos este profissional. Este foi um grande passo fundamental. Tudo tá dentro de um planejamento, não tá dentro de uma irresponsabilidade”, analisa o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.