Atenção Básica

Mais Médicos: profissionais participam de curso

A turma é formada por profissionais que atuam no Maranhão e Palmas (TO).

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, no auditório central da instituição, a aula inaugural da terceira turma de especialização em atenção básica em saúde do Programa Mais Médicos.

Oferecido pela UNASUS-UFMA, na modalidade de ensino à distância e com duração de doze meses, o curso é uma condição para a permanência dos profissionais que atuam no programa. Visa qualificar estes profissionais em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participam desta turma cerca de duzentos profissionais, entre brasileiros e estrangeiros, lotados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Palmas (TO). “Neste primeiro momento eles receberão toda a orientação por meio de uma cartilha de navegação para acesso ao curso”, explicou a coordenadora do UNASUS-UFMA, Ana Emília Figueiredo.

Para facilitar o aprendizado, foi desenvolvido um aplicativo que permite acessar o conteúdo por meio de dispositivos móveis mesmo sem acesso a Internet.

O curso conta com o acompanhamento de tutores e supervisores, divididos em diversas coordenações. O conteúdo programático é disponibilizado em português e espanhol.

Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS. O objetivo é aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.