Educação

Maranhão forma mais de quatro mil alfabetizadores

A ação foi realizada em 84 municípios jurisdicionados às Unidades Regionais de Educação.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

MARANHÃO - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape) em parceria com o Instituto de Treinamento, Capacitação e Seleção de Pessoal (ITCSP) concluiu, neste mês, a formação inicial e continuada de 4.158 Alfabetizadores e Alfabetizadores-Coordenadores de Turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no estado.

A ação, que faz parte do Plano Plurianual de Alfabetização aprovado pelo MEC/FNDE, foi realizada em 84 municípios jurisdicionados às Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Pinheiro, Chapadinha, Pedreiras, Codó, Viana, Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia, Bacabal, Itapecuru Mirim e São Luís, propiciando aos alfabetizadores e alfabetizadores-coordenadores de turmas instrumental teórico que os capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o saber pedagógico, provocando assim melhorias em suas salas de aula.

Segundo a supervisora de programação e execução de projetos especiais da Seduc, Leila Tajra a formação tem ainda o objetivo de explanar pressupostos teóricos da prática de alfabetização de jovens, adultos e idosos, do campo e da cidade, apresentando domínio da metodologia e respeito à identidade do(a) alfabetizando(a). Além disso, “refletir sobre as concepções presentes nas práticas de alfabetização compreendendo o(a) alfabetizando(a) como sujeito do processo de construção de conhecimento”, explicou.

A formação teve início com o Seminário de Ação Alfabetizadora, realizado em janeiro deste ano e será encerrada com o seminário de avaliação, a ser realizado no dia 24 de julho.

O evento será pautado na aferição e discussão dos impactos causados no processo de alfabetização, após a formação inicial e continuada ofertada pela Seduc, por meio do ITCSP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.