Saúde

Mais vinte medicamentos serão distribuídos gratuitamente em ITZ

A partir do próximo mês, estarão disponíveis remédios para glaucoma, enjoo, menopausa e hiperatividade.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ – A Relação Municipal de Medicamentos (Remume) de Imperatriz, que controla a medicação gratuita distribuída pelo município, incluiu mais vinte novos antídotos para tratamento de diferentes doenças. Com a inclusão, a lista dos medicamentos que são dispensados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) passa a contar com um total de 112 tipos de substâncias.

A coordenadora da Central Farmacêutica, Rayssa Castro, explica que as alterações no Remume são feitas de acordo com o perfil clínico dos pacientes que o município atende. “Fazemos uma reunião com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e Promotoria de Justiça, para analisar quais são as medicações mais receitadas e, a partir dessa análise, é que definimos quais substâncias devem entrar ou sair da lista”, explicou.

A lista visa atender o maior número possível de pessoas, por isso é levado em consideração as doenças que mais atingem a população local. Os medicamentos seão liberados nas UBSs e na Farmácia Básica dos Três Poderes, mediante apresentação de receitas médicas prescritas por especialistas da área.

Os novos medicamentos inclusos foram: Aciclovir 200mg, Aciclovir 50mg/g creme com 10g, Água para injeção ampola 10 ml, Ambroxol 15mg/5ml xarope frasco 120 ml pediátrico, Bissulfato de clopidogrel 75 mg, Cetoconazol 200 mg, Cetoconazol 200 mg, Cetoconazol 20mg/g creme, Cloridrato de ondansetrona 4mg, Dexamentasona 0,1% colírio, Dinitrato de isossorbida 20 mg, Dipirona sódica 500 mg, Dipirona sódica 500mg/ml 10 ml (gotas), Estriol 1mg/g creme vaginal com 50g +aplicador, Haloperidol decanoato 50mg/ml, Hidróxido de alumínio 61,5mg/ml 100ml, Maleato de timolol 5mg/ml, Metilfenidato 10mg, Nitrofurazona tópica 2mg/g 500g (pomada), Risperidona 2mg, Tiabendazol 50mg/g creme e Tibolona 2,5 mg.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.