Demarcação de áreas pela Funai

Produtores rurais participam de palestra no Sinrural

Agricultores atingidos pela demarcação de áreas pela Funai participaram do encontro.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ - Uma palestra realizada nesta sexta-feira (11), no auditório Juca Machado, do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), reuniu produtores rurais dos municípios de Montes Altos, Amarante e Sítio Novo do Maranhão para uma palestra sobre o tema que envolve os povos indígenas: Quem manipula os povos indígenas, contra o desenvolvimento do Brasil”.

De Montes Altos, o presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Reserva Krikati, Nilton Paixão Gomes, o Nil Gomes, considerou louvável a iniciativa do Sinrural que vai de encontro com os municípios atingidos com a questão da demarcação de reserva indígena. “Nós tivemos a presença de deputados da Comissão Parlamentar da Câmara Federal que discutem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC-2015) que deverá normatizar a demarcação de reserva indígena no Brasil”, disse.

Para ele, o processo de demarcação de área indígena no país precisa ser repensado e cita, como exemplos, os casos de Roraima e de Montes Altos, sendo praticamente “expulsos” pela Fundação Nacional do Índio (Funai) os produtores rurais sem direito a indenização.

“Em Montes Altos, a Funai tenta retirar mais de duzentas famílias, sem indenizar ninguém, dizendo que essa pessoas estão na área de má fé, pois conseguimos provar, inclusive por meio da imprensa que famílias de produtores rurais residem há mais de cem anos”, assevera.

O vereador-presidente da Câmara Municipal de Montes Altos, Aldefran Barbosa Azevedo, ressalta que a mobilização da comunidade, das associações, sindicatos e das autoridades eclesiásticas culminou na decisão da Justiça Federal que suspendeu o edital administrativo da Funai que ensejaria na expulsão de mais de 240 famílias de produtores rurais de Montes Altos.

“Esses moradores estão há mais de 80 anos nessa área; passando de avó, pai e filho. Temos pessoas com mais de 100 anos que estão saindo com uma mão na frente e outra atrás; nós não somos contra o povo indígena, mas é preciso respeitar esses cidadãos que moram durante anos nesses localidades”, defendeu ele.

Economia

Aldefran Barbosa observa que esse impacto no meio rural tem causado prejuízos de ordem econômica para cidade de Montes Altos. Ele lembra que o município era um dos grandes produtores de arroz na região Tocantina, mas nos últimos dez anos sofre com o problema da demarcação da área indígena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.