Expoimp 2014

"Ordenha da Esgota" dá início ao 17° Torneio Leiteiro

Trinta animais entre novilhas e vacas participaram da disputa, que segue até sábado.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ – A Ordenha da Esgota é a primeira realizada no Torneio Leiteiro. Na noite dessa quarta-feira (9), trinta animais entre novilhas e vacas participaram da disputa, que faz parte da programação Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

Os animais inscritos são do Maranhão, Tocantins, Ceará e Pernambuco. Para o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), o interesse de produtores de outros lugares é reflexo da certificação do Estado como zona livre da aftosa.

De acordo com o gerente de laticínios, José Paulino Siqueira, a competição consiste em ordenha, pesagem, registro e acompanhamento. No total, serão sete ordenhas. "Em 2013, a vaca campeã atingiu a média de 49 quilos de leite por dia, enquanto a novilha chegou aos 28 quilos. Este ano vamos superar essas marcas", garante.

 Torneio Leiteiro. (Foto: Divulgação / Assessoria)
Torneio Leiteiro. (Foto: Divulgação / Assessoria)

O criador Sílvio Romero tem quatro animais inscritos. Ele participa desde a primeira edição do Torneio Leiteiro, que este ano completa 17 anos. "Com o passar dos anos, percebo que a qualidade dos animais melhorou muito. O nível dos produtores também", afirma.

Ainda de acordo com Sílvio, o gasto com cada animal gira em torno de R$7 mil reais. "A expectativa é que em sete pesagens um dos meus animais alcance cerca 50kg por dia. Há um investimento em genética, alimentação adequada, programação para a vaca parir no momento mais adequado", ressalta.

Ao fim do torneio, a classificação é o resultado do somatório dos maiores volumes registrados de cada animal. Todo leite é comercializado com a uma empresa que instalou um tanque resfriador para armazenar o leite.

O médico veterinário Leonardo Cerqueira Silva dá suporte na organização e na pesagem do leite. Alunos do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do Maranhão, participam diariamente da pesagem. A competição segue até sábado (11).

Ranking do primeiro dia

•Categoria Novilha

Animal/ Quilos de leite por dia

* Dama - 21,80

* Diamantina - 21,54

* Águia - 19,86

* Baxia - 19,21

• Categoria Vaca 30 kg

Animal/ Quilos de leite por dia

* Madame - 17,91

* Cigana - 15,88

* Bolívia - 15,61

* Pardona - 15,19

• Categoria Vaca Livre

Animal/ Quilos de leite por dia

* Mila - 32,72

* Carol - 28,6

* Jandaia - 27,68

* Cezária - 21,01.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.