Violência contra a Mulher

Diminui número de casos de violência sexual contra mulher em ITZ

Os dados, relativos ao primeiro trimestre, são da Delegacia da Mulher.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

IMPERATRIZ – O número de casos de violência sexual contra a mulher diminuiu na regional de Imperatriz. Os dados são da Delegacia Especializada da Mulher (DEM), que apontam um decréscimo de, aproximadamente, 12% no registro de ocorrências no primeiro trimestre de 2013. Na mesma época de 2013, o número de casos chegou a 10%.

Mesmo considerados baixos, os índices, ainda assim, são preocupantes a julgar por casos inusitados que ainda acontecem no município. Como exemplo, o caso da mulher de 46 anos, moradora da Vila Madernina, que foi estuprada na frente de uma criança de três anos, por uma suposta vingança contra o filho dela.

Outro caso que chamou bastante atenção foi o caso do caminhoneiro Doalcei Silva Menezes em março de 2013. Ele foi preso, julgado e condenado da morte de Elielda Miranda, que morreu doze dias após o marido ter ateado fogo em seu corpo. após ter 49,5% do corpo queimado.

Fora os casos que não chegam ao conhecimento da polícia, por medo ou quaisquer outros argumentos.

Resultados

A titular da Secretaria Munuicipal da Mulher Conceição Formiga, reflete a diminuição do número de casos e relata que ações de políticas públicas voltadas para as mulheres são desenvolvidas durante o ano, contando com uma rede de apoio à secretaria, composta pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher; a Casa Abrigo; a Defensoria Pública; a Vara da Mulher; a Promotoria da Mulher; o Conselho da Mulher ou à Secretaria de Política para Mulher.

“Para a secretaria isso é uma prova de que o nosso trabalho, junto com a rede, está surgindo efeito. Durante todo o ano fazemos políticas públicas voltadas para a mulher e em 2012 fizemos o plano de políticas públicas voltadas para as mulheres, com oito capítulos e 122 ações”, conta a secretária.

De acordo com a delegada da Mulher Kelly Kioca Haraguchi, esse número pode ser refletido pela divulgação constante da Lei Maria da Penha, que encoraja a mulher a realizar as reclamações.

“Hoje, temos a Lei Maria da Penha que está sendo mais divulgada. Devido à divulgação, as mulheres estão procurando mais a delegacia”.

Outros números

Alguns números ainda continuam estáveis e preocupantes na Regional de Imperatriz.

De acordo com registro do DEM, o primeiro trimestre de 2013 teve 139 inquéritos instaurados, sendo concluídos somente 54. Esse número ainda continua grande em comparação com 2014.

Segundo os dados, entre abril e março deste ano, 124 inquéritos foram instaurados, sendo concluídos apenas 24.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.