Inmetro

Inmetro proíbe venda de lâmpadas com potência acima de 60 Wats

Comércios atacadista e varejista serão fiscalizados.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

BRASIL - A partir deste mês de julho, as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes compactas com potência maior que 60 Wats, não podem mais ser vendidas.

A determinação é do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que pretende o aumento de lâmpadas mais eficazes no mercado. A partir da norma, os comércios atacadista e varejista serão fiscalizados e aqueles que descumprirem a determinação serão punidos.

Os estabelecimentos e fabricantes que não atenderem à legislação estarão sujeitos a multas por unidade, que podem chegar a 100% do preço de venda praticado pela empresa.

Dicas do Inmetro

- O consumidor deve levar em consideração a classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) na hora de comprar as lâmpadas. Verifique a etiqueta colorida, que classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria, sendo a “A” avaliada como a mais eficiente.

- Na embalagem das lâmpadas deve constar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence)indicando a sua eficiência energética, fluxo luminoso e vida útil.

- A importação continuará sendo controlada pelo Inmetro, de forma a impedir a entrada de produtos irregulares no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.