Mais Médicos

Ministério da Saúde avalia resultado do 'Mais Médicos' no MA

Levantamento aponta crescimento de 54,2% em número de atendimentos.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

MARANHÃO - Os impactos do Programa Mais Médicos na assistência à população do Maranhão foram apresentados na tarde desta terça-feira (1°), no auditório da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), para prefeitos e secretários municipais de saúde. Em menos de um ano, a iniciativa ampliou em 651 o número de médicos no Estado, beneficiando 2,2 milhões de pessoas.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação de Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto, disse que o seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros” está sendo realizado em todos os estados brasileiros. “Queremos debater com gestores públicos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa”, explicou.

Levantamento feito pelo MS em cidades maranhenses que participam do programa aponta crescimento de 54,2% no número de atendimentos de saúde mental realizados nas unidades básicas de saúde. “Em janeiro de 2014, foram contabilizados 2.512 consultas no Estado contra 1.629 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com o reforço dos profissionais do Mais Médicos”, informou.

Por meio do programa, o Maranhão ampliou em 651 o número de médicos atuando na atenção básica de 176 municípios e um distrito indígena. O MS atendeu 100% da demanda por médicos apontada pelos municípios e superou a meta inicialmente estabelecida. “Atualmente, o Mais Médicos garante assistência médica nas unidades básicas de saúde para 2,2 milhões de maranhenses”, completou.

Participaram da reunião a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; a superintende de Atenção da Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marielza Cruz; o reitor da Ufma, Natalino Salgado; a secretária municipal de saúde de São Luis, Helena Duailibe, prefeitos e secretários de saúde de municípios de todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.